domingo, 30 de janeiro de 2011

Alegria da Salvação

A mensagem abaixo fala sobre a alegria que vem da parte de Deus, a alegria da Salvação.
Salmo 51:12-13 “Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.”
O que é alegria espiritual? É a alegria que faz parte da salvação.
Quando começamos a viver situações positivas, o nosso cérebro solta substâncias no nosso corpo que geram quimicamente a alegria, afetividade, prazer.  Da mesma forma o stress reduz diretamente a geração destas substâncias e muitas vezes nos tira a alegria.
Mas a alegria da salvação não depende do organismo, ela é um dom de Deus. O Senhor nos promete que o seu povo se folgará e exultará perpetuamente no que ele cria e que ele cria alegria para Jerusalém, gozo para seu povo (Is 65:18).
Jeremias sabia um bom caminho para ter a alegria que vinha do alto quando disse “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.” (Jr 15:16)
Quando estamos tristes, sem direção, sem entender o que está acontecendo em nossas vidas, devemos fazer como Jeremias e buscar esperança e orientação na palavra de Deus. Por pior que estejamos, quando começamos a ler a palavra de Deus, o nosso estado já muda porque somos invadidos da esperança e amor de Deus. Ele nos orienta sempre quando o buscamos.
Quando começamos a meditar na palavra do Senhor, ela invade os refúgios depressivos e vai limpando tudo, pois são águas que curam. Jesus disse aos seus discípulos: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15:3).
Deus zela por cumprir a sua palavra e sua palavra diz que quem a despreza (a palavra) perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado (Pv 13:13).
Quais são algumas das atitudes relacionadas a alegria que os homens e mulheres de Deus devem zelar? Não são muitas, mas vamos discorrer sobre isto.
Há momentos de ira em que não é fácil nos manter alegres e pacientes. Nesta ocasião devemos orar e Deus nos libertará e quando menos esperamos já mudamos.
Outra atitude é não se alegrar com a queda de alguém, inclusive dos seus inimigos. Não devemos desejar mal a ninguém e quando sentirmos isto, deveríamos nos entristecer. A palavra do Senhor nos aconselha dizendo “Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e quando tropeçar, não se regozije o teu coração; para que o Senhor não o veja, e isso seja mau aos seus olhos, e desvie dele, a sua ira” (Pv 24:17-18)
Outra atitude positiva é se alegrar com os que se alegram. Muitas vezes é fácil chorar com o que choram, mas se alegrar com o que se alegram são para poucos. Tem pessoas que não tem prazer quando um vida é curada ou galardoada e logo dão lugar a inveja. Outras pessoas são tão críticas que perdem a alegria.
Deveríamos nos alegrar e ter prazer quando um ovelha perdida é achada e volta para o aprisco; isto independentemente do motivo do afastamento.
Lc 15:9 “ E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.  Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.”
Salmo 106:4-5 “ Lembra-te de mim, Senhor, quando mostrares favor ao teu povo; visita-me com a tua salvação, para que eu veja a prosperidade dos teus escolhidos, para que me alegre com a alegria da tua nação, e me glorie juntamente com a tua herança.”
Por que devemos ter alegria? Jesus nos explicou: “Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.  Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lc 10:20).
Se o nosso nome está escrito nos céus, você acha que podemos nos abater? A morte não tem poder sobre nós!! Glorias! Isto não é motivo de alegria?? O nosso problema é que os nossos sentimentos muitas vezes nos traem, mas maior é Deus e seu espírito que subjulgam o nosso corpo. Glória a Deus!
O que aconteceu com Davi para que ele pedisse a Deus para devolver a ele a alegria da salvação? Os motivos foram o adulterado e assassinado. E conosco? Porque perdemos a alegria da salvação? Se não adulteramos ou assassinamos porque não temos alegria? Por causa do nosso pecado. Para Deus todos os pecados são pecados.
Às vezes pensamos que estamos tristes por causa de alguém, mas na maioria das vezes isto não é verdade. Ficamos tristes porque não temos atitude de homem ou mulher de Deus. É necessário ficarmos tristes para que esta tristeza faça que nos arrependamos. Esta tristeza é usada por Deus para produzir o arrependimento que nos leva à salvação; e nisso não há motivo para que ninguém fique triste (II Co 7:9-10).
A fase da tristeza é a fase de aprendizagem. Depois que aprendemos voltamos melhor e com a verdadeira alegria para produzir o que já havíamos esquecido ou que não nos achávamos dignos. A alegria que vem do Senhor serve de bom remédio para nossas vidas (Pv 17:22) e também das pessoas que estão ao nosso redor.
Clama agora como Davi fez. Pede ao Senhor para devolver a alegria da salvação a você. Está triste? Então lembre-se que o seu nome está escrito nos céus e não se abata. Siga em frente!! Você já é um vencedor e já ganhou o melhor prêmio!


Tua Alegria (André Valadão)
Tu me amas como sou
Mas não me deixas como estou
Seguir Teus passos sempre vou
Rumo ao encontro do Teu amor

O Teu amor é maior que a vida
Me traz paz e alegria
Com Teu perfume quero me encher
E a cada instante mais Te conhecer
Tua verdade é a luz
Que me conduz para o céu
Tua palavra é o remédio que cura todo meu ser
Tua alegria em minha vida
Me fortalece a cada novo dia
Tua alegria é minha vida
Recebo dela hoje agora
Recebo dela hoje agora

domingo, 23 de janeiro de 2011

Somos imitadores do mundo ou de Deus?

A mensagem abaixo nos leva a reflexão se somos imitadores do mundo ou somos fieis ao que acreditamos.
Dt 18:9
“Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações”.
Dt 18:13
“Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus”.
Vivemos rodeados e influenciados por diversas informações. Isto acontece o tempo todo na nossa casa, quando assistimos TV, quando acessamos a Internet, no trabalho, quando estamos com amigos, em viagens etc. Todos somos influenciados, uns mais e outros menos, uns influenciados positivamente e outros negativamente, uns exercem mais influencia e outros sofrem mais influência. Já que somos influenciáveis, que sejamos influenciados por Deus e não pelo mundo. Isto tanto é verdade que a palavra de Deus já nos alerta sobre isto: Pv 4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

O livro de Deuteronomio significa livro das repetições e nele Deus orienta novamente o povo de Israel antes de entrar em Canaã, a terra prometida. Canaã representa o cumprimento da promessa de Deus e também o desejo do nosso coração.

Sabendo Deus do coração do seu povo e a cultura das nações que eles iriam encontrar, ele reforça que não os imitem. O ser humano tem uma facilidade incrível de imitar e ser influenciado, principalmente observando e assim Deus também nos questiona sobre o que estamos sendo influenciados e quanto influenciamos.

Uma coisa que ouvimos ou pensamos é “ todo mundo faz isto”, mas se todo mundo faz então torna isto aprovado por Deus? E se o que todo mundo faz não traz edificação para sua vida? A voz do povo não é a voz de Deus (Is 55:8-9).
Hoje Deus nos chama para sermos diferentes. Deus não deseja que façamos e nem aprendamos com o mundo, pois Ele mesmo quer nos ensinar. Podemos aprender com Paulo e Silas quando fizeram a diferença na vida de uma mulher e um carcereiro, fizeram o que era certo e pagaram o preço  e foram honrados por Deus. (At 16:16-31).

Esta mulher possuia um espírito de advinhação e Paulo o expulsou deixando a mulher liberta. Esta atitude de Paulo incomodou os senhores desta mulher, pois suas esperanças de lucro com advinhações estava perdida (At 16:19).

Irados, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados e os apresentaram como pertubadores da cidade e que faziam o que não era lícito. Rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas e os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. A palavra relata que foram lançados em cárcere e presos seus pés no tronco (At 16:20-24).  
Apesar disto, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos (At 16:25-26). E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (At 16:27-31).

Temos que ser como Paulo, que não só sabia o que era certo, mas o executava. Ele teve chance de fugir na prisão, mas não o fez.  Muitas vezes sabemos o que é certo e não o fazemos por medo, porque tememos retalhações. Uma coisa é certa, se fizermos o que é certo pagando este preço com amor, fiel é Deus em nos poupar e honrar a nossa fé e fidelidade.

Ser diferente não é fácil; fazer a diferença é difícil. Fazer o que é certo e justo, na maioria das vezes incomoda muita gente,  mas Jesus nos avisou: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33). Sendo imitadores de Cristo também seremos vencedores com Ele.

Muitas vezes nos envolvemos em grupos, conversas, situações e fofocas que nos levam a sermos iguais ao mundo e isto não é este o plano de Deus para nossas vidas. Os servos de Deus quando falam, falam palavras que edificam, falam de Deus. Palavras de vida eterna é que deveriam sair da nossas bocas para as pessoas que estão sedentas ao nosso lado; assim como a mulher advinhadora e o carcereiro estavam ao lado de Paulo.

Você tem uma expectativa de receber de Deus o que você quer? Imagina que você faz o que é certo e depois de ganho leva acoites? No mínimo iríamos iniciar a murmuração. Mas Paulo e Silas iniciaram as orações e os louvores. Quando oramos e louvamos o Senhor nos liberta, assim como fez com Paulo e Silas. Se aquilo que queremos ainda não aconteceu, então devemos orar e louvar mais.

Tem muita coisa nos tirando a atenção e temos corrido e gastado as nossas vidas pelas coisas deste mundo, mas a palavra garante que não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo (Sl 127:2).

Quando formos diferentes e pararmos de seguir os nossos próprios conselhos e começarmos a seguir os conselhos de Deus, a sua graça e amor serão manifestos em nós. Quando formos diferentes, pela nossa fidelidade ao Senhor, a nossa família e amigos também serão alcançados. 

Se decirmos pagar o preço por fazer a diferença, Deus irá nos honrar. Quando decidirmos ser diferentes, perfeitos seremos, pois não imitaremos os outros e sim a Cristo (Dt 18:13).

domingo, 16 de janeiro de 2011

Aprendendo a lidar com a CRISE c/ QUATRO LEPROSOS


/A mensagem abaixo fala sobre o que é a CRISE e que atitude precisamos ter para sair dela. 

II Reis 7:1-2 “Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria. Porém um senhor, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás”.
Estamos vivendo em tempos difíceis e maus e a cada dia que passa a vida vai ficando mais dura. O contexto de Israel no versículo acima era também de uma crise muito grave, a crise de fome, item básico de sobrevivência. A cidade de Samaria estava impossibilitada de receber ou adquirir alimentos, em virtude do cerco feito pelo rei Ben-Hadade, rei da Síria. A fome era tão grande que a Bíblia relata que houve caso até de canibalismo (II Reis 6:28-30).
Mas como lidar com CRISE ?  A palavra “Krisis” segundo os gregos significa momento decisivo que leva a uma piora ou melhora e nem sempre isto é negativo em nossas vidas. Todos nós passamos por crises e o resultado desta fase depende muito de como a enfrentamos. A crise estoura de tempos em tempos para permitir que a nossa vida continue e possa se desenvolver onde é necessário. É na crise que surgem oportunidades nunca vividas e que somos intimados a vivê-las e não devemos usá-la como desculpa para nos acomodar ou justificar o nosso fracasso.

Lembre-se que a crise acaba (.. “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”  - Sl 30:5b), mas vamos aprender com quatro (4) homens da época de Eliseu como superar a crise.

A palavra relata que 4 leprosos estavam è entrada da cidade de Samaria e foram responsáveis pela mudança daquela circunstância. Eles não ficavam na cidade porque eram considerados impuros e sempre viviam em ambiente de quarentena, ou seja separados, apartados, rechaçados da sociedade.

Como não havia comida tanto para os que estavam na cidade e os que estavam fora da cidade, então tomaram uma decisão de enfrentar o problema e concluíram: “Não vale a pena entrar na cidade porque lá iríamos morrer de fome; mas, se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos então para o acampamento dos sírios. Se eles nos deixarem viver, ficaremos vivos; se nos matarem, bem, nós vamos morrer de qualquer jeito mesmo” (II Reis 7:4)

Depois de decidirem enfrentar o inimigo e pedir ajuda, levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém (II Reis 7:5). A palavra relata que Deus fez ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: “Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós” (II Reis 7:6).  Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida (II Reis 7:7).

Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas. Depois de passado certo tempo que já tinham se fartado e tomado posse de vários despojos concluiram que faziam mal, pois não compartilharam com seus compatriotas e assim retornaram para anunciar a boa nova aos seus compatriotas.

Apesar de serem rechaçados e tidos como impuros, foram os 4 leprosos que fizeram a diferença para todo um povo. Muitas vezes nos sentimos rejeitados e por isto não decidimos agir e tomar uma atitude para enfrentar os nossos problemas e quando até enfrentamos muitas vezes nos isolamos e não compartilharmos as bençãos. E lembremo-nos que a nossa maior benção é a palavra de Deus e muitas vezes não a compartilhamos.

Se decidirmos sermos vencedores, temos que fazer aquilo que ninguém faz.  Devemos pensar: “Vou começar comigo”. Quem se levanta na madrugada para orar? Quem medita na palavra de dia e de noite? Priorizar o outro ao invés de mim? Mas se formos ousados na fé, Deus também nos usará para acabar com a nossa crise e das pessoas que estão ao nosso redor, mesmo muitas vezes não sendo compreendido ou aceito por todos.  

Quando nos consideramos “impuros” não nos achamos merecedores, deixamos de ser ousados e nem buscamos ajuda de Deus.  Mas estes leprosos, apesar de serem considerados “impuros” tiveram uma atitude de fé e Deus os honrou. É no momento de crise que Deus quer que cresçamos e nos levantemos. O que você tem a perder? Confie Nele!

Você consegue entender e receber o amor de Deus, que apesar de nos sermos “impuros”, ele desbarata o inimigo porque nos achegamos a Ele e Nele confiamos?  Deus é capaz de transformar maldicao em benção.

A incredulidade das nossas vidas é que impede de sermos ainda mais abençoados. Ore para Deus tirar todo medo e que você possa enfrentar a crise, enfrentar o problema de frente. Você será um vencedor pois é Deus quem peleja por você. Veja promessa feita pelo próprio Deus:



Dt 28:1-2;7
1   “Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
2   e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:
7   O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença”

domingo, 9 de janeiro de 2011

Fim do cativeiro, início da restituição da alegria e retorno em unidade a “Sião”

Abaixo segue mensagem sobre fim do cativeiro em nossas vidas e o início da restituição da alegria e retorno em unidade a “Sião”.
Dn 9:2 “No ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos”.
Jr 25:11 “E toda esta terra virá a ser uma desolação e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos”.
 Tudo que aconteceu com o povo de Israel, reflete o que acontece com o povo de Deus nos dias de hoje, reflete o que acontece com você. A desobediência do povo de Israel trouxe a eles o cativeiro e escravidão em várias ocasiões. Na época de Daniel, o povo de Israel foi levado cativo a Babilônia e lá passaram por duras circunstâncias e choravam de saudade de Sião (Jerusalém). O Salmo 137 relata que junto dos rios de babilônia, ali eles se assentavam e choravam, quando se lembravam de Sião; penduravam as suas harpas e não mais se alegravam e nem cantavam mais canções de Sião. Os que os levaram cativos pediam-lhes uma canção e povo de Israel respondia: “Mas como entoaremos o cântico do Senhor em terra estranha?” (Salmo 137:1-6)

A questão que fica neste salmo é: Como poderemos alegrar o nosso inimigo, o nosso opressor, aquele que me prendeu e me feriu? Vou “cantar” para alegrar aquele que me destruiu? Para responder isto é importante conhecermos a palavra do Senhor, pois jamais vou conhecer o Senhor e a sua vontade se não conhecer a sua palavra; jamais vou ter intimidade com o Senhor se não aprender Dele e da sua linguagem. O Senhor e sua palavra nos ensinam que na época do profeta Eliseu, Naamã, capitão do exército do rei da Síria, atacou o Israel e levou cativo consigo uma menina para servir sua mulher. Naamã era leproso e sofria muito com este mal, e a menina presa, diferentemente do que se imagina, sabendo do poder do seu Deus disse a sua senhora: “Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra” (II Reis 5:1-4).

A atitude da menina não é racional aos nossos olhos, mas é uma atitude que confirma que não devemos nos vingar a nós mesmos e nem dar lugar a ira. O Senhor nos repreende e nos lembra que dele é a vingança e se confiarmos nisto seremos recompensados (Rm 12:19). A ninguém torneis mal por mal e se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça (Rm 12:17;20). Os pensamentos de Deus são diferentes dos nossos e ele nos diz: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12:21). Você faria a mesma coisa que a menina presa fez em buscar deixar sair livre o seu opressor? Você busca se vingar? Você ajuda quem te oprime e entristece?

Deus permite sermos sub-julgados, mas isto não dura para sempre. Isto dura o tempo para aprendermos, crescermos e reconhecê-lo em nossas vidas. Assim como a Israel saiu do cativeiro e voltou a Sião,assim também o Senhor garante que o período de tratativa irá acabar e tudo será restituído e restaurado na sua vida. Isto só não irá acontecer se eu não me arrepender, se o meu coração for duro e com falta de entendimento. Deus irá trazer tudo de volta, inclusive a alegria.

Depois de 70 anos, a libertação do cativeiro de Israel ocorreu através do rei Ciro. Ele não somente libertou Israel, mas também deu ordens para devolução de tudo que havia sido retirado pelo rei Nabucodonosor e inclusive também fez questão de doar e colaborar com a restauração. Isto significa que Deus também usa o seu próprio opressor para te restaurar. Deus usa o seu inimigo para te abençoar. O que o Senhor disse ao povo de Israel e te diz hoje é que o templo de aflição vai acabar e já é chegado o fim desta opressão, isto porque você já aprendeu.

Se você ainda está no cativeiro, vai tomando posse do seu livramento, pois o que é para Deus já foi; e o que há de ser, também já foi (Ec 3:15); para o Senhor a sua vitória já é uma realidade e Ele é fiel e misericordioso e zela em cumprir a sua promessa. Então, olhe para Ele, olhe para Ele! E não foque mais no seu inimigo e nem nas adversidades. Ele é maior que o seu inimigo, ele é maior que a circunstância da sua vida.

Quando o povo de Israel foi levado cativo, eram confusos, difusos e descrentes. Não tinham o mesmo pensamento e objetivo, mas o cativeiro os ensinou e no retorno do exílio eram com um homem só. O salmista relatou: “Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra” (Sl 119:67); “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos” (Sl 119:71). Deus só permite o cativeiro em sua vida se for para alargar a sua visão, a sua experiência, o seu crescimento. Se os seus pensamentos dizem que você não tem direito de sair do cativeiro porque pecou, lembre-se de ser humilde e aceitar o perdão de Deus na sua vida e o seu próprio; este foi o motivo do sacrifício de Jesus por você.  Davi pensou: “eu matei, eu adulterei”; mas ele também disse (Salmo 51): “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado ; purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve; cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto; não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo; torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”. Mesmo Davi sendo um homicida e um adúltero Deus teve misericórdia dele porque tinha prazer em sua sinceridade; e isto é confirmado pelo próprio Davi quando disse: “O Senhor me trouxe para um lugar espaçoso, e livrou-me, porque tinha prazer em mim” (II Sm 22:20).


O salmo 126 relata que quando o Senhor trouxe do cativeiro Israel de volta a Sião, eles estavam como os que sonham. Viam o livramento e por terem esperado tanto tempo nem acreditavam. Então o sorriso lhes encheu os lábios e a língua de cântico; então diziam: “Grandes coisas fez o Senhor a nós e por isto estamos alegres”. O livro de Esdras relata por diversas vezes esta unidade de Israel: “Quando chegou o sétimo mês, estando já os filhos de Israel nas suas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém”(Esdras 3:1).

Esta mesma unidade é importante entre o homem e a mulher; é importante para a família; é importante para Igreja; é importante para um povo , pois toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá (Mt 12:25) . Será que terá que acontecer alguma coisa para eu ser um com meu marido ou esposa? Para sermos um precisamos ser humildes para que ambos se submetam, caso contrário serão dois separados e obstinados.

Ore para que seu casamento seja um e que vocês não estejam unidos por outros interesses, a não ser o amor. Não espere você perder certas coisas na sua vida para valorizá-las. Cuide dos seus pais e ame os seus filhos.

Há determinadas crises que Deus permite para gerar a união, assim como o cativeiro gerou a unidade do povo de Israel; quando eles voltaram para Sião tinham somente um pensamento, um único objetivo. A minha casa vai ser ainda mais abençoada quando eu e minha esposa ou esposo formos um, quando nós dois formos um com nossos filhos; a benção de Deus transbordará na minha dispensa, na minha saúde, no meu trabalho e até o meu leito será sem mácula.

Muitas vezes a restauração demora em nossas vidas porque não examinamos a palavra do Senhor. O próprio Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22:29). No livro de Deuteronômio Deus dá ordens expressas para amarmos Ele de todo o nosso coração, de toda a tua alma e de toda a tua força; ainda acrescenta que devemos inculcar sua Palavra em nossos filhos, e devemos falar dela assentado a mesa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se, e ao levantar-se. Também deverás ata-lá como sinal na tua mão, e ela nos será por frontal entre os olhos; E devemos escrevê-las nos umbrais de nossa casa e nas nossas portas (Dt 6:5-9). Isto tudo significa proteção do Senhor em nossas vidas, significa que Ele te guardará e terá misericórdia de ti; Ele te amará e te abençoará, e te fará multiplicar; também abençoará os teus filhos, e o fruto da tua terra, e o teu cereal, e o teu vinho, e o teu azeite, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas, na terra que, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. Bendito serás mais do que todos os povos (Dt 7:13-14).

É hora de pegar a harpa novamente!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Batalha espiritual que vivemos diariamente

Abaixo segue a mensagem do primeiro culto de 2011. Trata-se sobre a eterna batalha espiritual que vivemos diariamente.

Genesis 3:15 “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.
Jesus e você já estavam lá no livro de Genesis quando Deus já olhava para você quando lá disse que não haveria acordo entre você e Satanás e por isto colocaria inimizade entre o inimigo e a mulher. A batalha vai continuar e acordo não existirá.

Hoje iremos refletir sobre a batalha no Eden. Existem muitas pessoas cristãs que pensam que o velho testamento é um conjunto de livros antigos e que não precisamos mais lê-los ou refletir neles. Jesus confirmou, autenticou o velho testamento quando conversava com seus discípulos em Lc 24:27 e 44.
Quando erramos e não odiamos o nosso erro significa então que ainda precisamos nos converter, precisamos ainda nos arrepender de fato e não somente de vontade. Quando erramos devemos pensar: “não vou mais pecar nisto.” Mas não há homem que não peque (Ec 7:20), pois se assim diz não pecador então é mentiroso.  Precisamos ainda do tratamento da parte de Deus quando caímos no mesmo erro duas vezes e assim Deus ainda precisa trabalhar na geração do arrependimento dentro de nós. Quando uma pessoa adulterou e se arrependeu verdadeiramente, então abomina este pecado.

Quando Deus disse que a serpente atacaria o nosso calcanhar, ele quis dizer que ela afetaria o equilíbrio do “corpo”. Podemos assim dizer que afeta a nossa própria pessoa ou o corpo que é também a igreja de Cristo. O calcanhar é parte muito sensível e que afeta diretamente a estabilidade do corpo.

Deus por diversas vezes compara o homem ao corpo humano, sendo que Jesus é o cabeça e nós o corpo. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (Rm 12:4-5). Os pés (líderes e pastores) que levam o corpo (a igreja) ao que o cabeça (Cristo) deseja e por isto a fúria do inimigo é focada no calcanhar. A responsabilidade da igreja é muito grande pois deve levar o povo para onde Jesus quer; a igreja deve cuidar da noiva, e não desposá-la; um verdadeiro pastor deve cuidar da igreja e não ser dono dela.


Hoje vemos que muitas igrejas estão chorando e gemendo e isto comprova que a batalha entre a mulher e a serpente, e o fruto da mulher e o fruto da serpente ainda existem. Assim como o inimigo quis enganar Jesus usando a própria palavra de Deus, Jesus também usou a palavra para repreendê-lo. Ao contrário, Eva não foi sábia, pois foi engodada pela serpente e a sua resposta foi a geração da dúvida (Gn 3:1“E a Serpente disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”).


Quando o inimigo lança sementes de dúvidas dentro do nosso interior como “será que Deus não quer isto e aquilo...”, nós temos que ter conhecimento da palavra de Deus para anular suas setas malignas. Perceba que em Ap 12:15 diz que a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada pela corrente e isto significa que o inimigo quer confundir os escolhidos usando a própria palavra de Deus. Foi por isto que Jesus disse que ele era a videira verdadeira (João 15:1); se existe a verdadeira é porque existe uma videira falsa.

Verifique se o inimigo não está encontrando brechas em seus comentários: ”ah, eu não concordo com isto e aquilo dentro da igreja” e você não percebe que está sendo usado para levar a água vinda da boca da serpente. Não permita brecha no seu muro para a serpente para entrar (Ec 10:8), pois a todo tempo ela está bramando contra você na igreja, com sua esposa, seu marido, seus filhos, no seu trabalho.
 
Muitas igrejas estão se esfacelando porque as lideranças são afetadas pela serpente e deixam de ser do Senhor e trazem águas que matam a sede temporariamente ou trazem águas para tragar. De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? (Tg 4:1) A batalha é constante e guerra espiritual da serpente com Eva continua até os dias de hoje; mas não tema, pois o Senhor diz que acampa os anjos ao seu redor (Sl 91:11) e miríades de anjos se for necessário na sua casa, no seu trabalho, no seu leito, em tudo.
No livro de Atos podemos observar Priscila e Áqüila ouvirem Apolo, homem que era instruído no caminho do Senhor e, sendo ele fervoroso de espírito, ainda o ajudaram em aparar as arestas do seu conhecimento (Atos 18:24-26). As igrejas precisam ter mais Priscilas e Áqüilas, pessoas que querem buscar o pleno conhecimento da verdade e também cuidem uns dos outros. Pare com as banalidades (porfias, invejas, ciúmes, mentiras, falatórios e sua própria razão) e busque as coisas espirituais. Cresça, amadureça! Para fazer a obra você terá que pagar o preço e este preço é a sua própria razão.

O inimigo quer ferir o nosso calcanhar, mas nós temos que ser mais sábios do que ele e para isto teremos que nos aprofundar na água viva que é a sua palavra do Senhor. Há pessoas que vivem aprendendo, mas não chegam ao pleno conhecimento da verdade e ainda não colocam em prática o que aprendem. Muitos estão falando da palavra, mas não sabem o seu significado. Os líderes deveriam ser mais zelosos de seu rebanho para que assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também NÃO sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo (II Co 11:3).

sábado, 1 de janeiro de 2011

Reconstrução da NOSSA CASA - Anotações do Culto da Passagem de ano 2010-2011

Abaixo segue a mensagem do culto de passagem do ano de 2010 para 2011 e trata-se de uma mensagem sobre a reconstrução da casa do Espírito de Deus, você!

II Co 5:1-3
“1  Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 Pois neste tabernáculo nós gememos, desejando muito ser revestidos da nossa habitação que é do céu, 3 se é que, estando vestidos, não formos achados nus”.

A palavra de Deus mostra que somos cooperadores de Deus e ele nos compara a uma lavoura e uma construção (edifício – I Co 3:9), e como uma casa que precisa estar limpa para ser habitada, assim somos nós que precisamos estar limpos para que o Espírito de Deus habite em nós e ali faça morada (Rm 8:9). Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Co3:16). Mesmo uma casa nova, estruturada e limpa precisa de manutenção e reformas constantes, para que o novo não se torne velho e não havendo mais salvação, então necessite ser derridado; assim somos nós . “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” – ICo10:12.

Para que Deus habitar nesta casa, talvez somente uma pequena reforma não seja suficiente; às vezes precisamos reconstruir a esta casa. A reconstrução tem a função de fazer algo novo e acabar com as velhas, destruindo a casa velha para erguer uma nova casa. E o que isto significa? Significa que devemos nos desfazer das coisas que para atrás ficam e avançar para que estão diante de nós, prosseguindo para o alvo, premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:13-14). Deus é fiel e garante que a glória da última casa será melhor do que da primeira casa (Ag 2:9), pois na nova casa iremos corrigir os erros da primeira.

Antes de levantar uma boa casa é necessário conhecer o terreno, pois Deus só constroe em terra firme, na rocha. Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha (Pv 30:26). Como está o terreno da sua vida? Antes de construir a nova casa é necessário derrubar a velha casa, tirar os entulhos e depois quando o terreno estiver limpo iniciaremos a sondagem. A sondagem serve para descobrir aquilo que está em oculto, aquilo que está escondido. Aparentemente tudo está limpo e muitas vezes temos a aparência que estamos bem, mas como Deus vai fazer as colunas se não temos terra firme? Pensamos que somos um belo terreno, mas Deus não atenta para a nossa aparência, nem para nossa grandeza, porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração (I Sm 16:7). Faça a sondagem do seu terreno para que você saiba qual tipo de material e fundação que será necessário para construção da sua casa, você deve conhecer as suas fraquezas.
Deus te usa quando te vê por dentro e vê que você tem condições para suportar a obra. Hoje belo palacete , amanha um casebre, com buracos, brecha, trincada...

Reconhece a sua condição. Como você está? Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Co 3:17).Não é Deus que destroe a casa, e sim você.  Deus revela as nossas falhas, mostra o nosso orgulho, a nossa vaidade e agora precisamos mudar. Diga ao Senhor que você escolheu materiais errados na sua casa e que deseja aprender a escolher e edificar uma casa nova. Deus não vai fazer nada na sua vida enquanto você não tiver uma terra firme. Ainda que o justo sofra opressões, lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado (Pv 55:22).

Para fazer a base deste prédio é necessário alicerce e sem ele o prédio poderá cair ou não poderá crescer /subir os andares. A nossa vida é a mesma coisa. Para você ter uma vida firme, então precisa do fundamento forte para suporte as tempestades, os ventos, lutas, o fogo, terremoto.. Precisa ter os fundamentos de Cristo firmes dentro de você para possa suportar (I Co 3:11).

O Senhor está falando que vai testar a sua construção e a chuva mostrará se haverá infiltrações, o terremoto irá testar os alicerces, os ventos testarão as paredes, o fogo irá testar o material e as cobras demonstrarão se há muro com fenda. Você deve ser revestido da natureza divina e parar de ser dominado somente pelos seus próprios sentimentos, que infiltram e destroem a sua casa, a sua vida. Porque uma palavra me tira do sério? Firmo-me nos meus projetos e nas minhas razões e não consulto o Senhor. Você pode pensar: “a casa é minha”, mas lembre-se você terá que destruí-la depois.

Por neste ano a opressão te jogou para baixo? Por que as frustrações te abalaram tanto? Você esperou? Esperou. Mas esperou com paciência? Deus precisa estruturar a sua vida, mas deixa Ele fazer isto, mude suas atitudes. Lembre-se que se 'eu' me desfizer da minha casa, o edifício de Deus será construído (II Co 5:1).

Nos falta o desejo de buscar o que Deus quer para nossa vida. Enfia o seu nariz no pó e diga ao Senhor: “Senhor, não sou digno de levantar o meu olhar para ti, pois tenho terreno arenoso ...” Você é o seu maior inimigo. Se desfaça agora da sua velha habitação pois todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras do Senhor, e as pratica, é semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.

Cada ano, cada dia que passa, cada segundo já é menos tempo que você tem... Não perca tempo neste ano que se inicia. Faltam 10 minutos do ano velho, e este tempo é suficiente para destruir a velha casa e limpar o terreno.

Gememos muito com o trabalhar de Deus porque o gemer é a nossa reação em relação aquilo que vem contra ao que queremos. Deixa Deus fazer a obra na sua casa, deixa Deus entrar com os caminhões no seu terreno para retirar os entulhos, ainda que você gema um pouco. Você queria determinadas coisas para você, mas Deus quer outras e se Deus quer, boa coisa Ele quer. Creia somente. Deixa Deus fazer uma casa nova para que Ele habite com você.


Mateus 7: 29-29 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas”.

O que temos dado para Deus e sua aceitação - Anotações do Culto da Passagem de ano 2009-2010


Amados, gostaria de compartilhar com vocês a mensagem do Culto de passagem de ano de 2009 para 2010. Foi uma mensagem de reflexão sobre o que temos dado para Deus e sua aceitação. Que Deus possa abençoá-los na leitura desta promessa verbal.

Caim, filho de Adão, era para ser uma benção, pois ele era primogênito, o sacerdote. Então, por que é que a oferta de Caim foi rejeitada? Deus diferentemente de nós, primeiramente ele olha para a pessoa e não a oferta. O problema não é a oferta e sim nós por dentro!  Nós somos a oferta. Ele, Deus,  quer antes receber o que eu sou e não o que tenho. Deus nos enxerga por dentro e sabe como você o louva. Deus te conhece quando você dorme, Deus te conhece quando você está irado, Ele te conhece quando está amargurado. Ele simplesmente e maravilhosamente te conhece.

A palavra relata que Deus falou para o profeta Samuel que o homem vê só vê por fora (1 Samuel 16:7), mas Ele nos vê o homem por dentro e assim Deus olhou para Caim.

E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? (Gn 4:6-7A)

Amados, o nosso problema é que não sabemos dizer não e também achamos que Deus não o sabe. Mas de fato Ele sabe dizer "não". Quantas vezes o não de Deus é benéfico na minha vida? Quantas vezes quando Deus fala calado e ficamos sem resposta e por isto nos aproximamos Dele? É em época de festa que o inimigo mais trabalha, mas você se estiver em luta você se aproxima do Senhor e permite Ele cuidar de você (Salmos 119:71).

Neste ano que se encerra você acha que venceu ou fracassou? O ano foi para você razão de vitoria? Qual área da tua vida você foi derrotado? O que Deus olhou para você e não aceitou? Aquilo que você fracassou em 2009, se em 2010 se você fizer bem, Ele vai receber bem.

Você teve alegria no sacrificar? Você dizima com alegria? Deus não pode receber o que você dá quando dá sem alegria. Deus somente recebe seu sacrifício quando com alegria você o faz.
Se você fracassou neste ano, veja que isto é agora uma oportunidade para crescimento e de mudança.Faça deste novo ano um ano de oração.

Em reflexão, pense em quantos fracassos você colheu de palavras lançadas da sua boca? Pense quantas vezes quis recuar daquilo que Deus me deu; quantas vezes eu me entristece e não vim na casa do Senhor? Mas se bem fizeres este novo ano, será aceito pelo Senhor. Veja o exemplo de Marta que fazia sacrifícios e o Senhor não estava recebendo. Ninguém vai roubar o que Maria ofertou, ela tinha prazer de estar no Senhor. O Senhor não está preocupado com estas “coisas do mundo”...

Muitas vezes nos sentimo-nos tão insignificantes e pensamos porque Deus receberia o sacrifício de alguém como nós? Deus está pronto a te receber, mas e o que de nossa parte temos que fazer? Guarde o teu coração, cuide de você por dentro limpando-se das coisas velhas e sujas e isto alegrará o coração de Deus. Ele consegue te observar por dentro, quem você verdadeiramente é. Lembre-se que antes de Caim matar Abel, Deus deu a ele uma oportunidade e é esta que ele está te dando agora.

Quando Deus não me abençoa, entristeço-me e começo a olhar estranho, julgar pois não estamos acostumado com "não".  Reconheça suas fraquezas e que elas te levaram para grandes momentos de turbulência (Provérbios 3:6)

Fomos aprovados ou não este ano? Não seja como Adão que ao ser questionado por Deus lançou a culpa na mulher e não assumiu sua fraqueza (Gn 3:12 “Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi”).  Seria Deus o culpado de tudo por ter criado Eva?

Muitas vezes queremos tanto uma coisa e insistimos com Deus e pela insistência Ele nos dá, mas isto não seria o sonho perfeito Dele para nós e sofremos. Na história do povo de Israel Deus demonstra o seu grande amor e compaixão, pois não lançou em face quando o povo pediu um rei (Saul) e este foi um desastre; pelo contrario, depois Deus deu um rei novo rei, segundo seu próprio coração (I Samuel).

Reflita o que você tem que mudar. Pondere se muitas vezes você não prospera porque o Senhor não está feliz com seu interior. Quantas falhas eu errei, quantas coisas eu lutei por mim e não lutei por Ele? Deus nos deu tudo de mais importante para nós e nós, e nós quando vamos parar de dar o que sobra? Mude o que tem que mudar. Caim era para ter tudo, mas rejeitou.

Você pode fazer mais neste novo ano. Sem o Senhor Jesus é fracasso é certo, mas com Ele somos mais que vencedores. Aceite Ele ainda neste ano que se encerra e inicie um nova vida neste novo ano.

Hoje o Senhor está dizendo que se você bem fizer será bem aceito.