domingo, 3 de abril de 2011

Vencendo as batalhas da Vida

Aprenda cinco conselhos com Davi para ser um vencedor, diante às adversidades.


I Sm 17:32  “E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu (Golias)”
Biblicamente Golias é sinônimo de batalha, de peleja, de luta e de circunstâncias intransponíveis aos olhos humanos. Na nossa vida temos as lutas diárias, mas temos outras lutas que são impossíveis para nós, assim como o gigante Golias era para Israel. Aos olhos naturais, Golias era muito grande e forte ao ponto de nenhum soldado israelita se habilitar a lutar com ele. Davi tinha olhos espirituais, e apesar de ser menino e pequeno percebeu o ponto fraco de Golias : ele não era um homem de Deus e que não tinha pacto com Deus (símbolo de incircuncisão).

Hoje iremos aprender 5 conselhos para que sejamos vencedores como Davi foi:

1)    Davi era humilde:

I Sm 17:14-15 E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul. Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém”

Não devemos ser arrogantes e altivos. Davi nunca se esqueceu do seu lugar e de onde ele era. Nunca desejou ser melhor do que ninguém. Quando se habilitou a lutar contra o Gigante Golias, ele percebeu a fraqueza do seu inimigo, confiou em Deus e não confiou em sua própria força e conhecimento.

2)    Davi era corajoso

I Sm 17:26bQuem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”
I Sm 17:45Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”

Davi tinha seus medos e isto pode ser confirmado nos salmos (“Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu – Sl 55:5”), mas apesar disto nunca deixou que o medo o paralisasse. Ele enfrentou as diversidades e circunstâncias que o desafiavam. Tinha forças para enfrentar a batalha pois sabia que o Senhor era com ele (“porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos”).

3)    Davi era consolador

I Sm 17:32 “E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu”

Davi sempre tinha uma palavra de ânimo em seus lábios. Quando ele não falava, ele cantava e louvava a Deus, ao ponto dos espíritos maus irem embora. Perceba que Davi poderia ter criticado a covardia, o desespero e falta de fé dos soldados e do próprio rei ; ao contrário, Davi tinha sempre uma palavra de esperança e fé para todos que estavam ao seu redor.

4)    Davi se lembrava das vitórias que Deus tinha dado a ele no passado.

I Sm 17:37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo”

No momento de luta, devemos trazer a memória todas as vitórias que Deus nos honrou. Quando nos lembramos, automaticamente concluímos: Se Deus me ajudou no passado e fez o impossível, então Ele também tem poder para fazer o impossível agora, pois Ele nunca muda. Devemos nos preencher das coisas que nos trazem alegria e esperança e assim a nossa fé moverá o coração de Deus.

Quando falamos das vitórias que Deus nos honrou, também geramos fé nas pessoas que nos ouvem.

5)    Davi nunca deixou se ser ele mesmo.

I Sm 17: 29-40 “Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado. Assim tirou tudo aquilo. E em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu”

Davi agiu como ele próprio diante do rei, dos soldados e de Golias. Ele não fingiu ser um soldado, pois não pretendia ser alguém que ele não era. Apesar dos conselhos do rei, ele preferiu agir como sabia agir, sendo um pastor temente a Deus.
Não devemos imitar os outros ou tentar agradá-los, sendo alguém que não somos. Deus nos fez individuais e únicos; devemos nos respeitar e respeitar os outros também.

Lembre-se que por detrás de toda grande vitória, há um gigante Golias. Se confiarmos em Deus, certamente Ele nos usará na nossa simplicidade e assim seremos mais que vencedores. Como está escrito: “Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8:36-37)

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos” (Sl 40:1-2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário