Primeiramente gostaria de agradecer por acessar este blog. Eu criei este blog para compartilhar as anotações que faço nos cultos com pessoas que por algum motivo não podem ir à igreja ou participar de uma comunidade, como brasileiros no exterior, viajantes ou trabalhadores. Este blog não tem como objetivo convencer ninguém, mas levar pessoas a reflexão espiritual. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Deus te abençoe! Angela Flori
domingo, 27 de março de 2011
domingo, 20 de março de 2011
Ovelhas no meu Rebanho
Esta mensagem explica porque Deus nos compara com uma ovelha.
Lc 12:32 " Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino."
Jesus disse: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (Jo 10:14) e Ele disse também “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10:9)
O Senhor deixa claro que trata a sua igreja como um pastor cuida do rebanho das ovelhas.
Mas quais são as caracteristicas que a ovelha tem para que Deus a compare com o homem?
A ovelha é indefesa e diante da dificuldade perde o senso de direção. A ovelha quando vê o perigo trava. A ovelha por se achar resistente e confiante normalmente entra com mais facidades em problemas, mas quando os encontra trava e é por isto que precisa de um pastor.
No salmo 23 o salmista Davi faz uma oração a Deus se comparando com uma ovelha e declara quão somos dependentes do nosso pastor e que não andamos sozinhos mas Ele nos guia.
As ovelhas muitas vezes são levadas umas pelas outras, e quando uma se desvia do caminho trilhado pelo pastor, muitas outras a acompanham. Uma ovelha quando vê comida, esquece de tudo e não vê perigo.
Para garantir a integridade da ovelha, antes de deixar o rebanho pastar, o partor entra no terreno para verificar e tirar todo veneno.
A igreja é um pasto e o pastor é o que zela para que este pasto seja verdejante e que não haja para que o gado coma descansado.
Este pequeno rebanho é tratado para que seja obediente e não morra antes do propósito ser cumprido em sua vida
Temos que nos preocupar com o fim da nossa caminhada e por isto temos que nos alimentar da palavra de Deus e chegarmos vigorosos no alvo, assim como uma ovelha. Elias recebeu orientações de um anjo para comer o pão e beber água para que pudesse suportar os momentos difíceis. O pão e a água são figuras da palavra de Deus e também da orientação do Espírito de Deus
Também temos que nos atentar para não nos tornarmos ovelhas gordas, que por muito se alimentarem demais perdem o dinamismo e quando caem em buracos não conseguem sair. Por que a ovelha come muito? Isto acontece porque se alimenta de poucos nutrientes e por isto não se sente saciada. No universo do cristão, a palavra não inspirada por Deus é um alimento que não sacia, mas mata. (II Co 3:6 “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica”). A ovelha gorda quando cai não consegue se virar e por isto precisa do pastor para ajudá-la. Depois disto o pastor ainda tem paciência para ensiná-la a andar novamente, por ficar muito tempo sem exercitar.
Não podemos ser também como as ovelhas com muita lã, pois onde vai ela se enrosca toda ou leva sujeiras. A ovelha não deve ter cobertura exagerada e por isto o pastor a tosa. Quando rejeitamos a cobertura do Senhor, nos tornamos rebeldes (“ Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomam conselho, mas não de mim; e que fazem aliança, mas não pelo meu espírito, para acrescentarem pecado a pecado” – Is 30:1)
As ovelhas normalmente são seguidos por insetos e outros bichos que o atordoam como mosquitos, carrapatos e bernes. Para curar e evitar novos ataques e que o gado consiga se tranquilizar, o pastor joga óleo quente (não fervente) sobre o animal, principalmente o ouvido. A palavra diz “E nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”(Ec 9:8), e isto significa que para nos transquilizarmos e não nos deixaremos influenciar pois temos a unção do Senhor sobre a nossa cabeça, na nossa mente (Disse Deus: “Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar” – Ex 34:15)
Somos com as ovelhas que precisam ser ensinadas a conviver uma com as outras. A ovelha com o lado e com o ombro dão empurrões, e com as suas patas escorneais todas as fracas, até que as espalhem para fora.
Há casos que o pastor quebra a pata da ovelha para mantê-la salva dos penhascos que tanto insiste em ir. Deus corrige o filho que ama (Hb 12:6)
Como uma ovelha precisa do seu guia que é o pastor, assim precisaremos do senhor para nos dizer : Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda (Is 30:21).
O senhor nos diz : Não se preocupe com o inverno, pois eu sou a sua cobertura. Não se preocupe com os bichos pois o meu óleo que te cobre vai espantar todas as bestas feras. Não fique inquieta, mas descanse e durma, pois eu sou seu pastor e não durmo e nem tosquenejo e sempre cuido de ti.
Temos que deixar Deus nos dar as direções da nossa vida e também nos ensinar suas veredas. Não podemos ser precipitados, pois o Senhor é um bom pastor e não estamos sozinhos.
domingo, 13 de março de 2011
O que devemos fazer para nos tornar FILHOS DE DEUS?
A mensagem abaixo nos fala sobre as características dos filhos de Deus.
Jo 1:12 "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome"Quando abraçamos a Cristo, um processo de transformacao é iniciado, pois temos que nascer de novo e nos entregamos ao Senhor para nos moldar, como um oleiro molda um vaso.
Nós não “viramos” filhos de Deus, mas nos tornamos seus filhos. A palavra de Deus deixa claro no versículo acima que para se tornar filho de Deus é necessário um processo, porém o próprio Deus nos ajuda e nos enche com seu poder e sua graça. Somos lapidados para que a beleza do Senhor seja evidenciada em nós. Tudo faz parte do processo de transformacao de filho.
Há fases neste crescimento e temos que passar por todas elas. Com isto nossa alma vai ficando cada dia mais íntima de Deus e começamos a ter comunhão com o Pai. Quando temos comunhão com Deus, determinadas atitudes que não tínhamos antes, começamos a ter e nos tornamos muito mais parecidos com Ele. Nos tornamos mais tolerantes e até aprendemos a pisar nas nossas próprias razões.
Devemos nos lembrar que a recompensa vem de Deus pois a sua palavra garante que não devemos deixar de amar pois quem muito ama, muito é perdoado e aquele que pouco ama, pouco é perdoado.
Mas o que precisamos fazer para nos tornar filhos de Deus?
Jesus nos responde: Mt 5:44 “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.”
O que Jesus disse é que a característica de um filho de Deus é que ele faz o bem para quem o odeia ou machuca. A argumentação de Jesus tem como base na própria atitude de Deus, pois Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons, e derrama chuva sobre justos e injustos; sendo assim, Deus deseja que seus filhos sejam parecidos com ele. Pois, se amarmos aqueles que nos amam, que recompensa receberemos? Até os maus fazem isso! E se saudarmos apenas os nossos amigos e irmãos, o que estaremos fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! (Mt 5:45-47).
Não deveríamos trabalhar para o Senhor enquanto não tivessemos caracteristica de filho e por isto precisamos deixar Deus nos moldar ao ponto de fazermos o bem a quem nos odeia.
Diga dentro do seu íntimo: “eu vou fazer bem ao que me odeia e Deus vai me dar condição!”.
Deus nos garante que a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Pv 15:1). Ele também nos garante que se o nosso inimigo tiver fome e dermos-lhe o que comer; e se tiver sede, dermos-lhe água para beber; amontoaremos brasas sobre a nossa cabeça; e o SENHOR nos retribuirá (Pv 25:21-22).
Por hermeneutica podemos então somar os dois versículos apresentados, João 1:12 e Mateus 5:44, e concluir que “a todos quantos o receberam (Jesus), deu-lhes o poder de amar os seus inimigos, bendizer os que lhe maldizem, fazer o bem aos que lhe odeiam, e orar pelos que lhes maltratam e perseguem, isto aos que crêem no seu nome”.
Muitas vezes os nossos sentimentos nos traem e ficamos iramos com aqueles que nos afrontam. Precisamos buscar estrutura em Cristo para suportar a frustração de muitas vezes não termos nossas vontades realizadas. Se confiássemos verdadeiramente em Deus, deveríamos saber que se um sonho nosso não se realizou, apesar de todos os nossos esforços, é porque Deus, que conhece o futuro, nos deu livramento; Ele é fiel para nos dar algo melhor do que sonhamos. Os sonhos de Deus para nossas vidas são muito melhores que os nossos próprios sonhos. Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (I Co 2:9);
O que Deus realmente deseja é que nos pareçamos com Ele. como um filho se parece com seu pai. Jesus nos orienta e finaliza dizendo: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:48).
domingo, 6 de março de 2011
Assinar:
Comentários (Atom)