Esta mensagem explica porque Deus nos compara com uma ovelha.
Lc 12:32 " Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino."
Jesus disse: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (Jo 10:14) e Ele disse também “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10:9)
O Senhor deixa claro que trata a sua igreja como um pastor cuida do rebanho das ovelhas.
Mas quais são as caracteristicas que a ovelha tem para que Deus a compare com o homem?
A ovelha é indefesa e diante da dificuldade perde o senso de direção. A ovelha quando vê o perigo trava. A ovelha por se achar resistente e confiante normalmente entra com mais facidades em problemas, mas quando os encontra trava e é por isto que precisa de um pastor.
No salmo 23 o salmista Davi faz uma oração a Deus se comparando com uma ovelha e declara quão somos dependentes do nosso pastor e que não andamos sozinhos mas Ele nos guia.
As ovelhas muitas vezes são levadas umas pelas outras, e quando uma se desvia do caminho trilhado pelo pastor, muitas outras a acompanham. Uma ovelha quando vê comida, esquece de tudo e não vê perigo.
Para garantir a integridade da ovelha, antes de deixar o rebanho pastar, o partor entra no terreno para verificar e tirar todo veneno.
A igreja é um pasto e o pastor é o que zela para que este pasto seja verdejante e que não haja para que o gado coma descansado.
Este pequeno rebanho é tratado para que seja obediente e não morra antes do propósito ser cumprido em sua vida
Temos que nos preocupar com o fim da nossa caminhada e por isto temos que nos alimentar da palavra de Deus e chegarmos vigorosos no alvo, assim como uma ovelha. Elias recebeu orientações de um anjo para comer o pão e beber água para que pudesse suportar os momentos difíceis. O pão e a água são figuras da palavra de Deus e também da orientação do Espírito de Deus
Também temos que nos atentar para não nos tornarmos ovelhas gordas, que por muito se alimentarem demais perdem o dinamismo e quando caem em buracos não conseguem sair. Por que a ovelha come muito? Isto acontece porque se alimenta de poucos nutrientes e por isto não se sente saciada. No universo do cristão, a palavra não inspirada por Deus é um alimento que não sacia, mas mata. (II Co 3:6 “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica”). A ovelha gorda quando cai não consegue se virar e por isto precisa do pastor para ajudá-la. Depois disto o pastor ainda tem paciência para ensiná-la a andar novamente, por ficar muito tempo sem exercitar.
Não podemos ser também como as ovelhas com muita lã, pois onde vai ela se enrosca toda ou leva sujeiras. A ovelha não deve ter cobertura exagerada e por isto o pastor a tosa. Quando rejeitamos a cobertura do Senhor, nos tornamos rebeldes (“ Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomam conselho, mas não de mim; e que fazem aliança, mas não pelo meu espírito, para acrescentarem pecado a pecado” – Is 30:1)
As ovelhas normalmente são seguidos por insetos e outros bichos que o atordoam como mosquitos, carrapatos e bernes. Para curar e evitar novos ataques e que o gado consiga se tranquilizar, o pastor joga óleo quente (não fervente) sobre o animal, principalmente o ouvido. A palavra diz “E nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”(Ec 9:8), e isto significa que para nos transquilizarmos e não nos deixaremos influenciar pois temos a unção do Senhor sobre a nossa cabeça, na nossa mente (Disse Deus: “Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar” – Ex 34:15)
Somos com as ovelhas que precisam ser ensinadas a conviver uma com as outras. A ovelha com o lado e com o ombro dão empurrões, e com as suas patas escorneais todas as fracas, até que as espalhem para fora.
Há casos que o pastor quebra a pata da ovelha para mantê-la salva dos penhascos que tanto insiste em ir. Deus corrige o filho que ama (Hb 12:6)
Como uma ovelha precisa do seu guia que é o pastor, assim precisaremos do senhor para nos dizer : Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda (Is 30:21).
O senhor nos diz : Não se preocupe com o inverno, pois eu sou a sua cobertura. Não se preocupe com os bichos pois o meu óleo que te cobre vai espantar todas as bestas feras. Não fique inquieta, mas descanse e durma, pois eu sou seu pastor e não durmo e nem tosquenejo e sempre cuido de ti.
Temos que deixar Deus nos dar as direções da nossa vida e também nos ensinar suas veredas. Não podemos ser precipitados, pois o Senhor é um bom pastor e não estamos sozinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário