domingo, 16 de outubro de 2011

A noite pode parecer longa, mas o dia vai raiar

Nesta mensagem Deus nos fala do propósito dos momentos difícieis,  mas Ele nos ordena continuarmos firmes pois Ele nos promete que isto irá passar, assim como a noite se acaba no início da manhã.
Isaias 37:17 “Eis que foi para a minha paz que tive grande amargura, mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados”.

O projeto de Deus para nossas vidas contém situações que não compreendemos, mas todas elas nos levam a atingir Seu objetivo. Somos humanos e não conseguimos compreender Deus, pois além do nosso pensamento não ser o dele, o nosso coração é duro e resistente às coisas do alto. Deus permite certos acontecimentos na nossa vida para que Ele possa trabalhar em nossos corações duros.

Você pensa que seguir o evangelho é fácil? Não, não é fácil. Houve situações que Jesus também pensou em desistir. Lembre-se que Ele disse: “ Pai, afasta de mim este cálice”, mas Jesus também disse em seguida: “mas que seja feita a sua vontade” (Mc 14:36). Jesus também disse: “Livra-me desta hora”, mas Jesus também disse em seguida: “mas foi para esta hora que eu vim” (Jo 12:27).

Deus gera e permite situações para nos atrair, porque muitas vezes estamos longe dos caminhos que Ele traçou para nós.
Muitos poderiam pensar assim: como Deus poderia permitir o sofrimento? Sim, Deus sabe dos nossos limites e não permite nada além do que podemos suportar.

Tiago 4:7-10 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.”

O que o Tiago quis dizer em “lamentar e chorar diante desta miséria”? Sentir nossa miséria é se conscientizar de que não somos nada e se não é Deus na nossa vida somos menos do que nada. Somos dependentes de Deus que nos dá a vida, saúde, família, o alimento, paz, tudo... Não podemos viver 40, 60, 90 anos da nossa vida sem saber para que Deus nos chamou.

Como podemos querer ser soldados e não querer ir para guerra? Não podemos nos esquivar com medo e nos esconder, pois Deus ama um soldado valente e que confia Nele na hora da batalha. Não podemos ficar assistindo a vida passar de arquibancada. O que devemos fazer é lutar para sermos vencedores e para isto temos que matar um leão e um urso por dia. Você já matou o seu hoje?


Romanos 5:1-5 “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”

Deus permite vermos a nossa miséria para constatarmos de como somos dependentes Dele e que sem Ele não somos nada. Temos que valorizar o que Jesus fez, pois sendo nós fracos, Ele morreu a seu tempo por nós. Pode ser que para uma boa pessoa, alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5:6-8)

Quando você terá experiência? No dia em que você tiver paciência. Saiba o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Deus nunca disse que ama os fortes. Ele disse amar os valentes, pois estes apesar do medo confiam Nele e seguem em frente, pois foi Deus que prometeu a vitória.

Tem algumas pessoas que sabem esperar, mas não sabem esperar com paciência. Será que você disse muitas bobagens enquanto esperava? Sim, é isto que muitas fazemos. Para entrar no céu é necessário empregar forças e tudo na nossa vida é reflexo disto. Você vai se esforçar em esperar com paciência ou vai desistir?  

Salmo 40:1 “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”
Outros conselhos dos Senhor => 2 Pedro 1:5-8 “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio-próprio, e ao domínio-próprio a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Assista abaixo o vídeo da Música " Nasci para vencer "

domingo, 26 de junho de 2011

Quem é sabio para que possa entender estas coisas?


Os 14:9 "Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão."

domingo, 19 de junho de 2011

O amor de Deus

Com esta mensagem vamos aprender sobre algo tão simples e ao mesmo tempo complexo de compreender e aceitar: o amor de Deus.
Mt 22: 35-39 “E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Jesus veio personificar o amor de Deus sobre as nossas vidas, pois a vontade do pai é que ninguém se perca.

Amar a Deus é servi-lo, mas entendendo a sua obra. O plano de Deus para o homem é de amor e paz, tanto que quando o homem se afastou de Deus no Eden, lá mesmo Ele fez um novo plano para reconciliação.

Jesus veio simplificar a maneira de agradar a Deus: amar a Deus e ao próximo com a si mesmo. É com isto que temos o que aprender e refletir... Será que temos prazer com o sofrimento de alguém ou com a dificuldade de um irmão? Como está o nosso amor para com o próximo?

Os homens querem falar de 10 mandamentos, querem falar sobre o que pode e o que não pode ser feito e estão cheios de regras, mas Jesus disse que o amor deve ser o fundamento da nossa vida e a base de todas as nossas decisões.

Devemos perseguir o amor que Jesus pregou e viveu. Este amor que não suspeita mal, não é invejoso, não se vangloria, e é paciente e benigno.

Tg 5:11 “Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”

Mt 17:5 “E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o

Perceba que Deus nos orienta a sermos perseverantes como Jó e também nos pede que demos ouvido (crédito) para Jesus. Façamos como Maria que parou e se assentou ao pés de Jesus para ouvi-lo e aprender Dele. E o que Jesus nos diz é que o principal mandamento é amar a Deus e ao próximo.

Por que escutamos tantas outras coisas? Porque muitas vezes acreditamos que não temos mais jeito e nenhum valor? Jesus nos aceita como somos, pois a obra que ele começou, ele é fiel em terminar.

Deus está no controle, inclusive no dia e no momento mais difícil de nossas vidas. Até mesmo quando todos dizem que não tem mais jeito, e quando nos lançam no fogo da fornalha ardente, pois ele vai até lá conosco e não deixa nenhuma chama nos atingir. Quando Jesus está do nosso lado, estamos com a maioria e do lado vencedor.

Não podemos ficar com medo e nem ficar questionando... Lembra o que Deus disse para Moisés: “ Diga ao povo que marche!” Lembre-se que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece (Fil 4:13)

Não devemos julgar, pois vamos errar neste mesmo quesito.

O Senhor já nos livrou de muitos perigos de morte e temos sido protegidos pelo seu amor.

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra (Tg 5:17).

Se olharmos para nossas qualidades para fazer a obra do Senhor, então ficaremos sentados no banco (pois poucas qualidades serão); mas se olharmos para o PODER DE DEUS em nossas vidas, então não ficaremos parados.

Muitos falam de Jesus e dizem que conhecem Jesus, mas somente conhece Jesus quem Deus o revela. Se Deus revela Jesus, seu filho, a nós, então é porque também conhecemos o Pai.

Jo 6:42-45 “E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”

Jo 6:65 “E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido”.

Será que somos como aquele que conhecia Jesus como filho de José, o carpinteiro, ou somos aqueles que conhecem Jesus, porque o Pai nos revelou? Pense nisto!

domingo, 12 de junho de 2011

Andar com Deus

Com esta mensagem vamos aprender com alguns homens como andar com Deus.
Mt 5: 43,44,48 “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; .... Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”
Uma pergunta que nos inquieta é: “ Como ser perfeito como Deus?” Jesus nos ensina. Temos que amar a todos, sem exceção, ou sejam amigos e inimigos.
Como podemos reconhecer alguém se é de Deus? Jesus também nos ensina quando disse que podemos conhecer a árvore pelo seu fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca (Lc 6:43-45).

Para sermos perfeitos como Deus, temos que andar com Ele para aprender Dele com Ele mesmo.

Vamos aprender então com alguns homens que andaram com Deus.

·         Enoque - Gn 5:22E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas
·         Noé – Gn 6:9 “Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus
·         Abraão – Gn 17:1 “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito
·         Davi – I Reis 3:6 “ E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.”

Estes homens que andaram com Deus não foram tão perfeitos assim.
·         Noé embebedou-se e deu vexame dentro de casa (Gn 9:20-23)
·         Abraão mentiu para o rei dizendo que Sara era sua irmã, por medo (Gn 20:2)
·         Davi adulterou e assassinou

Estes homens eram simples e sujeitos as mesmas paixões que nós. Eles não eram especiais por terem inteligência ou grande força. Então, qual a diferença destes homens? Todos eles andavam com Deus.

Vejamos o Salmo 1(um) que diz que bem-aventurado é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Concluimos então que andar com Deus é ter a tua palavra gravada no coração para assim meditar nela de dia e de noite.

A palavra nos alerta que se não formos como uma criança não entraremos no reino do céu. Deus quer que confiemos nele como uma criança confia em seus pais, sendo dependentes deles.

Para ser usado por Deus, primeiramente precisamos ser ousados pois teremos que enfrentar o medo. Estamos sendo perfeitos para Deus quando não desistirmos de buscamos o seu plano em nossas vidas.

Em Ap 3:12, Jesus nos garante que ao que vencer, ele o fará coluna no templo de Deus, e dele nunca sairá; e Ele escreverá sobre ele o nome do meu Deus.

Precisamos ter coragem e seguir em frente, pois Deus nos dá uma nova chance, uma nova terra.

O pai de Abraão era fabricante de imagens em Ur, mas Abraão andava com Deus e por isto ouviu sua voz e mudou seu destino.
Onde estava Davi quando Deus o chamou? Ele estava apascentando as ovelhas e Deus o tirou da simplicidade para honrá-lo.
Deus busca valentes como Gideão! Deus vai cumprir as promessas em nossas vidas se formos ousados.

Sejamos como Davi que era um homem comum e simples, porém ousado.

5 verdades

domingo, 29 de maio de 2011

Semente e Posteridade

Ap 12:17 "E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo"

Is 53:10-12 "Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si"

domingo, 22 de maio de 2011

Quais são as características de uma pessoa com o Espírito de Deus?

Lc 4:1-2 "E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome"

Lc 4:13 "E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo"

domingo, 15 de maio de 2011

O homem julga pela aparência, mas Deus julga pelo que vê no interior do homem.

I Sm 17:28-29 "E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?"

Sl 78:70-72 "Também elegeu a Davi seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas;
E o tirou do cuidado das que se acharam prenhes; para apascentar a Jacó, seu povo, e a Israel, sua herança.
Assim os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e os guiou pela perícia de suas mãos."

domingo, 8 de maio de 2011

Qual a relação entre nós e o Tabernáculo do Senhor?

I Co 6:19 "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

Hb 9:3 "Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos"

domingo, 1 de maio de 2011

E vós, quem dizeis que eu sou?

Mt 16: 13-15 "Chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?"

domingo, 17 de abril de 2011

Jesus e a mulher samaritana


Esta mensagem mostra como Deus nos conhece por dentro, não faz acepção de pessoas e  além disso é muito misericordioso

Jo 2:23-24 “E, estando ele (Jesus) em Jerusalém pela pascoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia”

Porque Jesus não confiava naqueles que creram nele por causa dos sinais? Podemos observar em Jo 17:20 que Jesus intercede ao Pai por todos aqueles que hão de crer nele pela sua palavra e não por causa dos milagres.

Jesus se alegra conosco quando o adoramos pelo que Ele é e não pelo que Ele faz ou dá para nós. Ele é nosso SALVADOR e isto é muito maior do que qualquer outra coisa. Os milagres de Deus na nossa vida devem ser uma conseqüência da nossa comunhão com o Senhor e não uma exigência para que creiamos Nele.

Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia”(Jo 2:24). Podemos esconder coisas dos homens, mas Deus nos conhece, nos trata e recompensa por aquilo que temos por dentro. Deus nos trata individualmente.

O amor de Deus transcende as aparências e podemos comprovar que Ele não faz acepção de pessoas lendo os capítulos de João 3 e 4.

No capítulo 3 Jesus fala com um homem fariseu, judeu, doutor, mestre, líder, culto e rico. No capítulo 4 Jesus fala com uma mulher samaritana, ignorante, pobre e mulher que teve muitos homens (classificada como uma prostituta na época).

Mas como Jesus falou com esta mulher samaritana? Vamos conhecer as características de Jesus sendo manifestas neste diálogo.

1)    Mesmo sendo judeu, Jesus passou pela Samaria: Jesus demonstra o seu amor pelos excluídos quando a palavra diz que “E era-lhe necessário passar por Samaria” (Jo 4:4). Os judeus não se comunicavam com os samaritanos por considerá-los impuros (mestiços), mas Jesus não só passou na Samaria, mas conversou com uma mulher samaritana.
2)    Mesmo no momento de cansaço, Jesus não hesitou em se apresentar e trabalhar no seu propósito diante de uma pessoa desprezada pela sociedade (Jo 4:6)
3)    Jesus é humilde e pede algo para uma mulher (Jo 4:7)
4)    Mesmo com todo passado obscuro da mulher samaritana, Jesus dá oportunidade a ela de arrumar o que está errado na sua vida (Jo 4: 16)
5)    A mulher samaritana reconhece seus erros diante de Jesus (Jo 4:19)
6)    Jesus se apresenta como salvador a mulher samaritana que reconhecia que precisava de salvação (Jo 4:26)
7)    Jesus inverte a situação. Inicialmente Ele pede água a mulher, porém ao fim Ele é que lhe dá águas de vida eterna (Jo 4: 14)
8)    A mulher samaritana deixa sua vida antiga e tudo aquilo que aparentemente a sedentava. Esta atitude pode ser observada quando ela deixar o seu cântaro (Jo 4:28)

Assim como Jesus pediu água para mulher samaritana, Ele também nos pede algo. Muitas vezes, não o ouvimos e aí Ele nos fala da mesma maneira que disse à mulher samaritana:“Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva” (Jo 4:10)

A palavra de Deus afirma no livro de Cantares que o nosso amado (Jesus) desce ao jardim para apascentar e para colher os lírios. Jesus está com sede e podemos saciá-lo entregando bons frutos da nossa atitude a Ele.

Sofremos porque não confiamos suficientemente Nele; Ele ainda é um mistério para todos nós, pois não conseguimos entender seu imenso amor por nós pecadores. Tentamos ser dignos da salvação, mas é Ele que nos torna dignos.
Um dia vamos morrer e não podemos ficar assombrados com isto, pois Jesus já venceu este dia para nós lá na cruz. Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? (I Co 15:54-55). De graça recebemos a Salvação, mas ela custou preço de sangue.

domingo, 10 de abril de 2011

Qual a finalidade do sacrifício de Jesus, nossa Páscoa?

Esta mensagem nos mostra como nos tornamos parte da família de Deus. 

Hb 9:16-17 “Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
A Bíblia relata que Satanas era um querubim protetor e ungido (Ez 28:14). Ele era perfeito em seus caminhos até que se encontrou iniquidade nele. Foi a inveja e o ciúme que levou Satanás a enganar um terço dos anjos. Deus criou o homem e a mulher e os colocou num lugar reservado, pois somos a sua obra-prima. Desde então somos alvo do inimigo, pois o seu desejo é destruir tudo aquilo que traz alegria para Deus.

Quando Adão e Eva cairam, Deus logo fez um plano para restaurar o seu relacionamento com o homem. Deus nunca desistiu da sua obra-prima. Os olhos de Deus estão dioturnamente sobre nós.

A palavra de Deus fala que somos carnais e vendidos sob o pecado (Rm 7:14). Se estamos vendidos sob o pecado, então deveriamos ser comprados e foi isto que Jesus fez.

Então, para que as promessas de Deus fossem materializadas, houve necessidade de derramamento de sangue, pois este foi o preço a ser pago. Você sabe o seu valor? Você sabe o seu preço? O nosso preço é o preço de um único filho ser retirado de seu pai. Isto é um preço muito alto e por isto podemos nos considerar muito valiosos! Diga para você mesmo: “ Eu tenho valor pois eu mexi com os céus”.

Quando Jesus disse “ Tudo está consumado” (Jo 19:30), a compra foi concretizada e assim Jesus pagou o preço da nossa reconciliação com Deus. Este mistério esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora está sendo revelado a nós.

Qual foi a finalidade do sacrifício de Jesus? Em Efésios 2:11-19 podemos entender isto. Naquele tempo estávamos sem Cristo, além de também não sermos da comunidade de Israel (povo escolhido) e portanto éramos sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, nós que estávamos longe, pelo sangue Dele chegamos perto. Ele é a nossa paz e derrubou a parede de separação que estava no meio e na sua carne desfez a inimizade e pela cruz nos reconciliou com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. Jesus veio resgatar nós ambos, gentios e judeus e desta forma já não somos estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus! (Glórias!!!).

Deus nos aconselha a não deixarmos a vaidade e arrogância nos dominar (II Co 5:6). A palavra compara isto como o fermento, que mesmo sendo pouco (a vaidade e a arrogância) faz levedar toda a massa (estraga toda nossa caminhada, a nossa vida).

Nesta Páscoa devemos nos alimpar do fermento velhos para que sejamos uma nova massa, assim como quando estamos sem fermento (mentira, arrogância). Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos (pão que não fermentou) da sinceridade e da verdade (I Co 5:12-13) .

Devemos ser sinceros com Deus, nos arrepender e reconhecer nossas fraquezas e o seu grande amor, demonstrado em Jesus. Deus é nosso pai e nunca rejeita um coração contrito (Sl 51:17).

Nesta páscoa comemore com alegria, pois a palavra nos garante que é um dia memorial e que é a FESTA DO SENHOR! Comemoremos como decreto perpétuo.(Ex 12:14)


domingo, 3 de abril de 2011

Vencendo as batalhas da Vida

Aprenda cinco conselhos com Davi para ser um vencedor, diante às adversidades.


I Sm 17:32  “E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu (Golias)”
Biblicamente Golias é sinônimo de batalha, de peleja, de luta e de circunstâncias intransponíveis aos olhos humanos. Na nossa vida temos as lutas diárias, mas temos outras lutas que são impossíveis para nós, assim como o gigante Golias era para Israel. Aos olhos naturais, Golias era muito grande e forte ao ponto de nenhum soldado israelita se habilitar a lutar com ele. Davi tinha olhos espirituais, e apesar de ser menino e pequeno percebeu o ponto fraco de Golias : ele não era um homem de Deus e que não tinha pacto com Deus (símbolo de incircuncisão).

Hoje iremos aprender 5 conselhos para que sejamos vencedores como Davi foi:

1)    Davi era humilde:

I Sm 17:14-15 E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul. Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém”

Não devemos ser arrogantes e altivos. Davi nunca se esqueceu do seu lugar e de onde ele era. Nunca desejou ser melhor do que ninguém. Quando se habilitou a lutar contra o Gigante Golias, ele percebeu a fraqueza do seu inimigo, confiou em Deus e não confiou em sua própria força e conhecimento.

2)    Davi era corajoso

I Sm 17:26bQuem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”
I Sm 17:45Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”

Davi tinha seus medos e isto pode ser confirmado nos salmos (“Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu – Sl 55:5”), mas apesar disto nunca deixou que o medo o paralisasse. Ele enfrentou as diversidades e circunstâncias que o desafiavam. Tinha forças para enfrentar a batalha pois sabia que o Senhor era com ele (“porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos”).

3)    Davi era consolador

I Sm 17:32 “E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu”

Davi sempre tinha uma palavra de ânimo em seus lábios. Quando ele não falava, ele cantava e louvava a Deus, ao ponto dos espíritos maus irem embora. Perceba que Davi poderia ter criticado a covardia, o desespero e falta de fé dos soldados e do próprio rei ; ao contrário, Davi tinha sempre uma palavra de esperança e fé para todos que estavam ao seu redor.

4)    Davi se lembrava das vitórias que Deus tinha dado a ele no passado.

I Sm 17:37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo”

No momento de luta, devemos trazer a memória todas as vitórias que Deus nos honrou. Quando nos lembramos, automaticamente concluímos: Se Deus me ajudou no passado e fez o impossível, então Ele também tem poder para fazer o impossível agora, pois Ele nunca muda. Devemos nos preencher das coisas que nos trazem alegria e esperança e assim a nossa fé moverá o coração de Deus.

Quando falamos das vitórias que Deus nos honrou, também geramos fé nas pessoas que nos ouvem.

5)    Davi nunca deixou se ser ele mesmo.

I Sm 17: 29-40 “Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado. Assim tirou tudo aquilo. E em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu”

Davi agiu como ele próprio diante do rei, dos soldados e de Golias. Ele não fingiu ser um soldado, pois não pretendia ser alguém que ele não era. Apesar dos conselhos do rei, ele preferiu agir como sabia agir, sendo um pastor temente a Deus.
Não devemos imitar os outros ou tentar agradá-los, sendo alguém que não somos. Deus nos fez individuais e únicos; devemos nos respeitar e respeitar os outros também.

Lembre-se que por detrás de toda grande vitória, há um gigante Golias. Se confiarmos em Deus, certamente Ele nos usará na nossa simplicidade e assim seremos mais que vencedores. Como está escrito: “Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8:36-37)

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos” (Sl 40:1-2)

domingo, 20 de março de 2011

Ovelhas no meu Rebanho

Esta mensagem explica porque Deus nos compara com uma ovelha.
Lc 12:32 " Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino."
Jesus disse: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (Jo 10:14) e Ele disse também “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10:9)

O Senhor deixa claro que trata a sua igreja como um pastor cuida do rebanho das ovelhas.
Mas quais são as caracteristicas que a ovelha tem para que Deus a compare com o homem?
A ovelha é indefesa e diante da dificuldade perde o senso de direção. A ovelha quando vê o perigo trava. A ovelha por se achar resistente e confiante normalmente entra com mais facidades em problemas, mas quando os encontra trava e é por isto que precisa de um pastor.
No salmo 23 o salmista Davi faz uma oração a Deus se comparando com uma ovelha e declara quão somos dependentes do nosso pastor e que não andamos sozinhos mas Ele nos guia.

As ovelhas muitas vezes são levadas umas pelas outras, e quando uma se desvia do caminho trilhado pelo pastor, muitas outras a acompanham. Uma ovelha quando vê comida, esquece de tudo e não vê perigo.
Para garantir a integridade da ovelha, antes de deixar o rebanho pastar, o partor entra no terreno para verificar e tirar todo veneno.

A igreja é um pasto e o pastor é o que zela para que este pasto seja verdejante e que não haja para que o gado coma descansado.
Este pequeno rebanho é tratado para que seja obediente e não morra antes do propósito ser cumprido em sua vida

Temos que nos preocupar com o fim da nossa caminhada e por isto temos que nos alimentar da palavra de Deus e chegarmos vigorosos no alvo, assim como uma ovelha. Elias recebeu orientações de um anjo para comer o pão e beber água para que pudesse suportar os momentos difíceis. O pão e a água são figuras da palavra de Deus e também da orientação do Espírito de Deus

Também temos que nos atentar para não nos tornarmos ovelhas gordas, que por muito se alimentarem demais perdem o dinamismo e quando caem em buracos não conseguem sair. Por que a ovelha come muito? Isto acontece porque se alimenta de poucos nutrientes e por isto não se sente saciada. No universo do cristão, a palavra não inspirada por Deus é um alimento que não sacia, mas mata. (II Co 3:6 “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica”). A ovelha gorda quando cai não consegue se virar e por isto precisa do pastor para ajudá-la. Depois disto o pastor ainda tem paciência para ensiná-la a andar novamente, por ficar muito tempo sem exercitar.

Não podemos ser também como as ovelhas com muita lã, pois onde vai ela se enrosca toda ou leva sujeiras. A ovelha não deve ter cobertura exagerada e por isto o pastor a tosa. Quando rejeitamos a cobertura do Senhor, nos tornamos rebeldes (“ Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomam conselho, mas não de mim; e que fazem aliança, mas não pelo meu espírito, para acrescentarem pecado a pecado” – Is 30:1)

As ovelhas normalmente são seguidos por insetos e outros bichos que o atordoam como mosquitos, carrapatos e bernes. Para curar e evitar novos ataques e que o gado consiga se tranquilizar, o pastor joga óleo quente (não fervente) sobre o animal, principalmente o ouvido. A palavra diz “E nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”(Ec 9:8), e isto significa que para nos transquilizarmos e não nos deixaremos influenciar pois temos a unção do Senhor sobre a nossa cabeça, na nossa mente (Disse Deus: “Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar” – Ex 34:15)

Somos com as ovelhas que precisam ser ensinadas a conviver uma com as outras. A ovelha com o lado e com o ombro dão empurrões, e com as suas patas escorneais todas as fracas, até que as espalhem para fora.
Há casos que o pastor quebra a pata da ovelha para mantê-la salva dos penhascos que tanto insiste em ir. Deus corrige o filho que ama (Hb 12:6)

Como uma ovelha precisa do seu guia que é o pastor, assim precisaremos do senhor para nos dizer : Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda (Is 30:21).

O senhor nos diz : Não se preocupe com o inverno, pois eu sou a sua cobertura. Não se preocupe com os bichos pois o meu óleo que te cobre vai espantar todas as bestas feras. Não fique inquieta, mas descanse e durma, pois eu sou seu pastor e não durmo e nem tosquenejo e sempre cuido de ti.

Temos que deixar Deus nos dar as direções da nossa vida e também nos ensinar suas veredas. Não podemos ser precipitados, pois o Senhor é um bom pastor e não estamos sozinhos.

Ez 34:31 “Vós, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto, sois homens, e eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus

domingo, 13 de março de 2011

O que devemos fazer para nos tornar FILHOS DE DEUS?


A mensagem abaixo nos fala sobre as características dos filhos de Deus.
 Jo 1:12 "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome"
Quando abraçamos a Cristo, um processo de transformacao é iniciado, pois temos que nascer de novo e nos entregamos ao Senhor para nos moldar, como um oleiro molda um vaso.

Nós não “viramos” filhos de Deus, mas nos tornamos seus filhos. A palavra de Deus deixa claro no versículo acima que para se tornar filho de Deus é necessário um processo, porém o próprio Deus nos ajuda e nos enche com seu poder e sua graça. Somos lapidados para que a beleza do Senhor seja evidenciada em nós. Tudo faz parte do processo de transformacao de filho.

Há fases neste crescimento e temos que passar por todas elas. Com isto nossa alma vai ficando cada dia mais íntima de Deus e começamos a ter comunhão com o Pai. Quando temos comunhão com Deus, determinadas atitudes que não tínhamos antes, começamos a ter e nos tornamos muito mais parecidos com Ele. Nos tornamos mais tolerantes e até aprendemos a pisar nas nossas próprias razões.

Devemos nos lembrar que a recompensa vem de Deus pois a sua palavra garante que não devemos deixar de amar pois quem muito ama, muito é perdoado e aquele que pouco ama, pouco é perdoado.

Mas o que precisamos fazer para nos tornar filhos de Deus?

Jesus nos responde: Mt 5:44 Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.”

O que Jesus disse é que a característica de um filho de Deus é que ele faz o bem para quem o odeia ou machuca. A argumentação de Jesus tem como base na própria atitude de Deus, pois Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons, e derrama chuva sobre justos e injustos; sendo assim, Deus deseja que seus filhos sejam parecidos com ele. Pois, se amarmos aqueles que nos amam, que recompensa receberemos? Até os maus fazem isso! E se saudarmos apenas os nossos amigos e irmãos, o que estaremos fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! (Mt 5:45-47).
Não deveríamos trabalhar para o Senhor enquanto não tivessemos caracteristica de filho e por isto precisamos deixar Deus nos moldar ao ponto de fazermos o bem a quem nos odeia.
Diga dentro do seu íntimo: “eu vou fazer bem ao que me odeia e Deus vai me dar condição!”.

Deus nos garante que a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Pv 15:1). Ele também nos garante que se o nosso inimigo tiver fome e dermos-lhe o que comer; e se tiver sede, dermos-lhe água para beber; amontoaremos brasas sobre a nossa cabeça; e o SENHOR nos retribuirá (Pv 25:21-22).

Por hermeneutica podemos então somar os dois versículos apresentados, João 1:12 e Mateus 5:44, e concluir que “a todos quantos o receberam (Jesus), deu-lhes o poder de amar os seus inimigos, bendizer os que lhe maldizem, fazer o bem aos que lhe odeiam, e orar pelos que lhes maltratam e perseguem, isto aos que crêem no seu nome”.

Muitas vezes os nossos sentimentos nos traem e ficamos iramos com aqueles que nos afrontam. Precisamos buscar estrutura em Cristo para suportar a frustração de muitas vezes não termos nossas vontades realizadas. Se confiássemos verdadeiramente em Deus, deveríamos saber que se um sonho nosso não se realizou, apesar de todos os nossos esforços, é porque Deus, que conhece o futuro, nos deu livramento; Ele é fiel para nos dar algo melhor do que sonhamos. Os sonhos de Deus para nossas vidas são muito melhores que os nossos próprios sonhos. Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (I Co 2:9);

O que Deus realmente deseja é que nos pareçamos com Ele. como um filho se parece com seu pai. Jesus nos orienta e finaliza dizendo: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:48).